Manaus, AM
Indicadores
Número de matrículas em creches: 13.059
Baixar dados do indicador
13.059
Número de matrículas de crianças em creches, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Número de matrículas em creches
400
Sim
12.659
Download
Não
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Deficiência, transtorno do espectro autista ou superdotação/altas habilidades
Número de matrículas em pré-escolas: 55.248
Baixar dados do indicador
55.248
Número de matrículas de crianças em pré-escolas, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Número de matrículas em pré-escolas
53.341
Urbano
1.907
Download
Rural
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Número de matrículas em pré-escolas
1.737
Sim
53.511
Download
Não
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Deficiência, transtorno do espectro autista ou superdotação/altas habilidades
Proporção de crianças de 0 a 3 anos que frequentam centros de educação infantil: 14%
Baixar dados do indicador
14%
Percentual de crianças de 0 a 3 anos que frequentam centros de educação infantil em relação à população total dessa faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

IBGE: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios - Contínua (Pnad-C)
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de crianças de 0 a 3 anos que frequentam centros de educação infantil
15
Feminino
9.769
14
Download
Masculino
11.209Cor ou Raça da criança
Cor ou Raça da criança Proporção de crianças de 0 a 3 anos que frequentam centros de educação infantil
14
Branca
4.391
14
Download
Negra
15.582Renda domiciliar per capita - II
Renda domiciliar per capita - II Proporção de crianças de 0 a 3 anos que frequentam centros de educação infantil
12
25% mais pobres
10.256
17
Download
25% mais ricos
1.654Proporção de crianças de 4 e 5 anos que frequentam centros de educação infantil: 85%
Baixar dados do indicador
84,8%
Percentual de crianças de 4 e 5 anos que frequentam centros de educação infantil em relação à população total dessa faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

IBGE: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios - Contínua (Pnad-C)
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de crianças de 4 e 5 anos que frequentam centros de educação infantil
88
Feminino
28.203
83
Download
Masculino
36.823Cor ou Raça da criança
Cor ou Raça da criança Proporção de crianças de 4 e 5 anos que frequentam centros de educação infantil
83
Branca
10.561
85
Download
Negra
52.728Renda domiciliar per capita - II
Renda domiciliar per capita - II Proporção de crianças de 4 e 5 anos que frequentam centros de educação infantil
81
25% mais pobres
37.956
96
Download
25% mais ricos
6.279Proporção de crianças de 0 a 3 anos fora do sistema de ensino: 86%
Baixar dados do indicador
86%
Percentual de crianças de 0 a 3 anos que não frequentam centros de educação infantil em relação à população total dessa faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

IBGE: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios - Contínua (Pnad-C)
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de crianças de 0 a 3 anos fora do sistema de ensino
86
Feminino
57.417
86
Download
Masculino
70.933Cor ou Raça da criança
Cor ou Raça da criança Proporção de crianças de 0 a 3 anos fora do sistema de ensino
87
Branca
28.110
86
Download
Negra
99.115Renda domiciliar per capita - II
Renda domiciliar per capita - II Proporção de crianças de 0 a 3 anos fora do sistema de ensino
88
25% mais pobres
75.242
83
Download
25% mais ricos
8.103Motivo de não frequentar creche ou escola II
Proporção de crianças de 4 e 5 anos fora do sistema de ensino: 15%
Baixar dados do indicador
15,2%
Percentual de crianças de 4 e 5 anos que não frequentam centros de educação infantil em relação à população total dessa faixa etária, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

IBGE: Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios - Contínua (Pnad-C)
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de crianças de 4 e 5 anos fora do sistema de ensino
12
Feminino
3.924
17
Download
Masculino
7.716Cor ou Raça da criança
Cor ou Raça da criança Proporção de crianças de 4 e 5 anos fora do sistema de ensino
18
Branca
2.239
15
Download
Negra
9.401Renda domiciliar per capita - II
Renda domiciliar per capita - II Proporção de crianças de 4 e 5 anos fora do sistema de ensino
19
25% mais pobres
8.756
4
Download
25% mais ricos
244Motivo de não frequentar creche ou escola II
Proporção de matrículas em tempo integral em creches: 30%
Baixar dados do indicador
29,9%
Percentual de matrículas de crianças em tempo integral (pelo menos 7 horas diárias) em creches em relação ao total de matrículas na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas em tempo integral em creches
29
Feminino
1.896
31
Download
Masculino
2.002Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas em tempo integral em creches
30
Urbano
3.898
0
Download
Rural
0Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Proporção de matrículas em tempo integral em creches
16
Sim
65
30
Download
Não
3.833Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Proporção de matrículas em tempo integral em pré-escolas: 3%
Baixar dados do indicador
2,6%
Percentual de matrículas de crianças em tempo integral (pelo menos 7 horas diárias) em pré-escolas em relação ao total de matrículas na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas em tempo integral em pré-escolas
3
Feminino
711
3
Download
Masculino
730Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas em tempo integral em pré-escolas
3
Urbano
1.412
2
Download
Rural
29Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Proporção de matrículas em tempo integral em pré-escolas
4
Sim
75
3
Download
Não
1.366Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Proporção de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns em creches: 97%
Baixar dados do indicador
96,8%
Percentual de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns de creches em relação ao total de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns em creches
94
Feminino
119
98
Download
Masculino
268Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns em creches
97
Urbano
384
100
Download
Rural
3Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Deficiência, transtorno do espectro autista ou superdotação/altas habilidades
Matrículas no Atendimento Educacional Especializado
Matrículas no Atendimento Educacional Especializado Proporção de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns em creches
12
Sim
46
88
Download
Não
341Proporção de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns em pré-escolas: 99%
Baixar dados do indicador
98,9%
Percentual de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns de pré-escolas em relação ao total de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns em pré-escolas
98
Feminino
451
99
Download
Masculino
1.267Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns em pré-escolas
99
Urbano
1.694
100
Download
Rural
24Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Deficiência, transtorno do espectro autista ou superdotação/altas habilidades
Matrículas no Atendimento Educacional Especializado
Matrículas no Atendimento Educacional Especializado Proporção de matrículas de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação em classes comuns em pré-escolas
28
Sim
486
72
Download
Não
1.232Proporção de matrículas em creches sem recurso de acessibilidade: 30%
Baixar dados do indicador
29,8%
Percentual de matrículas de crianças em creches sem recurso de acessibilidade em relação ao total de matrículas na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas em creches sem recurso de acessibilidade
30
Feminino
1.970
29
Download
Masculino
1.920Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas em creches sem recurso de acessibilidade
29
Urbano
3.821
100
Download
Rural
69Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Proporção de matrículas em creches sem recurso de acessibilidade
32
Sim
127
30
Download
Não
3.763Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Local de funcionamento do estabelecimento de ensino
Local de funcionamento do estabelecimento de ensino Proporção de matrículas em creches sem recurso de acessibilidade
30
Prédio escolar
3.890
0
Download
Outro tipo de estabelecimento
0Prédio compartilhado com outra escola
Prédio compartilhado com outra escola Proporção de matrículas em creches sem recurso de acessibilidade
50
Sim
40
30
Download
Não
3.850Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida Proporção de matrículas em creches sem recurso de acessibilidade
4
Com banheiro para público com necessidades especiais
383
24
Download
Existência de pelo menos um item de acessibilidade nas vias de circulação interna
2.848Proporção de matrículas em pré-escolas sem recurso de acessibilidade: 42%
Baixar dados do indicador
42,4%
Percentual de matrículas de crianças em pré-escolas sem recurso de acessibilidade em relação ao total de matrículas na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas em pré-escolas sem recurso de acessibilidade
42
Feminino
11.802
43
Download
Masculino
11.624Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas em pré-escolas sem recurso de acessibilidade
42
Urbano
22.356
56
Download
Rural
1.070Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Proporção de matrículas em pré-escolas sem recurso de acessibilidade
47
Sim
816
42
Download
Não
22.610Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Local de funcionamento do estabelecimento de ensino
Local de funcionamento do estabelecimento de ensino Proporção de matrículas em pré-escolas sem recurso de acessibilidade
42
Prédio escolar
23.426
0
Download
Outro tipo de estabelecimento
0Prédio compartilhado com outra escola
Prédio compartilhado com outra escola Proporção de matrículas em pré-escolas sem recurso de acessibilidade
20
Sim
120
43
Download
Não
23.306Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida Proporção de matrículas em pré-escolas sem recurso de acessibilidade
6
Com banheiro para público com necessidades especiais
2.170
32
Download
Existência de pelo menos um item de acessibilidade nas vias de circulação interna
14.856Proporção de matrículas em creches com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil: 95%
Baixar dados do indicador
95%
Percentual de matrículas de crianças em creches que possuem área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil em relação ao total de matrículas na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas em creches com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
94
Feminino
6.147
96
Download
Masculino
6.252Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas em creches com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
95
Urbano
12.378
30
Download
Rural
21Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Proporção de matrículas em creches com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
93
Sim
371
95
Download
Não
12.028Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Local de funcionamento do estabelecimento de ensino
Local de funcionamento do estabelecimento de ensino Proporção de matrículas em creches com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
95
Prédio escolar
12.387
100
Download
Outro tipo de estabelecimento
12Prédio compartilhado com outra escola
Prédio compartilhado com outra escola Proporção de matrículas em creches com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
1
Sim
80
95
Download
Não
12.307Item presente no centro de educação infantil
Proporção de matrículas em pré-escolas com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil: 81%
Baixar dados do indicador
80,7%
Percentual de matrículas de crianças em pré-escolas que possuem área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil em relação ao total de matrículas na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas em pré-escolas com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
81
Feminino
22.497
81
Download
Masculino
22.084Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas em pré-escolas com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
82
Urbano
43.632
50
Download
Rural
949Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Proporção de matrículas em pré-escolas com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
82
Sim
1.418
81
Download
Não
43.163Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Local de funcionamento do estabelecimento de ensino
Local de funcionamento do estabelecimento de ensino Proporção de matrículas em pré-escolas com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
81
Prédio escolar
44.554
100
Download
Outro tipo de estabelecimento
27Prédio compartilhado com outra escola
Prédio compartilhado com outra escola Proporção de matrículas em pré-escolas com área externa, parque infantil ou brinquedos para educação infantil
1
Sim
617
81
Download
Não
43.937Item presente no centro de educação infantil
Proporção de creches com regulamentação no conselho ou órgão de educação: 88%
Baixar dados do indicador
87,8%
Percentual de creches com regulamentação no conselho ou órgão de educação em relação ao total de creches, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de creches com regulamentação no conselho ou órgão de educação
87
Urbano
211
100
Download
Rural
13Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Localização diferenciada da escola
Proporção de pré-escolas com regulamentação no conselho ou órgão de educação: 92%
Baixar dados do indicador
92,4%
Percentual de pré-escolas com regulamentação no conselho ou órgão de educação em relação ao total de pré-escolas, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de pré-escolas com regulamentação no conselho ou órgão de educação
91
Urbano
366
99
Download
Rural
73Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Localização diferenciada da escola
Proporção de matrículas em creches com saneamento básico: 38%
Baixar dados do indicador

37,6%
Percentual de matrículas de crianças em creches com saneamento básico (com água encanada, esgotamento sanitário e coleta de lixo) em relação ao total de matrículas de crianças na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.


Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas em creches com saneamento básico
38
Feminino
2.441
38
Download
Masculino
2.474Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas em creches com saneamento básico
38
Urbano
4.883
46
Download
Rural
32Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Proporção de matrículas em creches com saneamento básico
38
Sim
153
38
Download
Não
4.762Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Proporção de matrículas em pré-escolas com saneamento básico: 25%
Baixar dados do indicador

24,6%
Percentual de matrículas de crianças em pré-escolas com saneamento básico (com água encanada, esgotamento sanitário e coleta de lixo) em relação ao total de matrículas de crianças na mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.


Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Sexo da criança
Sexo da criança Proporção de matrículas em pré-escolas com saneamento básico
25
Feminino
6.976
24
Download
Masculino
6.624Cor ou Raça da criança
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Proporção de matrículas em pré-escolas com saneamento básico
23
Urbano
12.088
79
Download
Rural
1.512Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação
Criança com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades/superdotação Proporção de matrículas em pré-escolas com saneamento básico
26
Sim
449
25
Download
Não
13.151Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Adequação da formação docente em creches: 75%
Baixar dados do indicador
75,1%
Classificação dos/das docentes em cinco categorias, segundo a adequação de sua formação inicial para sua atuação em creches, a partir dos marcos normativos nacionais, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed)
-
Adequação docente - Total
Localização da Escola - Urbano
Localização da Escola - Rural
Dependência Administrativa da escola - Rede Pública
Dependência Administrativa da escola - Rede Privada
Dependência Administrativa da escola - Rede Estadual
Dependência Administrativa da escola - Rede Municipal
Adequação da formação docente em pré-escolas: 78%
Baixar dados do indicador
78,1%
Classificação dos/das docentes em cinco categorias, segundo a adequação de sua formação inicial para sua atuação em pré-escolas, a partir dos marcos normativos nacionais, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Inep: Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed)
-
Adequação docente - Total
Localização da Escola - Urbano
Localização da Escola - Rural
Dependência Administrativa da escola - Rede Pública
Dependência Administrativa da escola - Rede Privada
Dependência Administrativa da escola - Rede Estadual
Dependência Administrativa da escola - Rede Municipal
Taxa de docentes com formação continuada específica para atuação em creches, para cada 1.000 docentes: 12
Baixar dados do indicador
11,5
Número de docentes com formação continuada específica para atuação em creches, por mil docentes, no total de docentes da mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Taxa de docentes com formação continuada específica para atuação em creches, para cada 1.000 docentes
12
Urbano
121
8
Download
Rural
1Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Sexo do docente
Sexo do docente Taxa de docentes com formação continuada específica para atuação em creches, para cada 1.000 docentes
12
Feminino
120
7
Download
Masculino
2Raça/cor do docente
Faixa etária do docente
Pós-Graduação
Pós-Graduação Taxa de docentes com formação continuada específica para atuação em creches, para cada 1.000 docentes
11
Com especialização
35
11
Download
Sem especialização
70Taxa de docentes com formação continuada específica para atuação em pré-escolas, para cada 1.000 docentes: 16
Baixar dados do indicador
16,4
Número de docentes com formação continuada específica para atuação em pré-escolas, por mil docentes, no total de docentes da mesma etapa de ensino, em determinado espaço geográfico, no ano considerado

Inep: Censo Escolar da Educação Básica
-
Localização da creche ou pré-escola
Localização da creche ou pré-escola Taxa de docentes com formação continuada específica para atuação em pré-escolas, para cada 1.000 docentes
17
Urbano
354
7
Download
Rural
7Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - I
Dependência Administrativa da creche ou pré-escola - II
Sexo do docente
Sexo do docente Taxa de docentes com formação continuada específica para atuação em pré-escolas, para cada 1.000 docentes
17
Feminino
355
9
Download
Masculino
5Raça/cor do docente
Faixa etária do docente
Pós-Graduação
Pós-Graduação Taxa de docentes com formação continuada específica para atuação em pré-escolas, para cada 1.000 docentes
25
Com especialização
181
11
Download
Sem especialização
147
Baixe os
dados abertos
ou a
metodologia
ou
metadados
.
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